Fique feliz também pelo próximo!

“Não há amizades, parentesco, qualidades nem grandezas que possam enfrentar o rigor da inveja.” (Miguel de Cervantes)

“Essa enfermidade a que os amantes chamam de ciúme e a que melhor chamariam desespero raivoso tem por componentes a inveja e o menosprezo. Quando tal enfermidade domina a alma enamorada, não existe ponderação que a sossegue nem remédio que a possa curar.” (Cervantes)
——————————————————————————————————-

Existem dias que me deparo com certo tipo de situações que fica difícil uma pessoa como eu entender o que realmente se passa no coração das pessoas. É incrível como até com pessoas próximas como parentes e amigos nós tenhamos aquela ponta de inveja. Claro que em alguns casos chega até ser estarrecedora. Eu confesso que sinto pontas de inveja quando vejo alguém conquistar algo primeiro do que eu, mas, em seguida eu penso: o que será que eu tenho feito para conseguir em mesmo tempo para alcançar tal objetivo? Então esse sentimento passa e fico feliz por aquela pessoa.
Tenho visto ao longo desses dias tamanhos absurdos com pessoas próximas que me dão asco. Até a felicidade dos próprios pais em realizar um sonho tem comentários maliciosos e de muito mal gosto. Volto a repetir pra que tanto veneno?
Ao longo da minha vida e principalmente nos últimos 5 anos eu tenho me tornado uma pessoa mais observadora do que falante, talvez por aí que meu senso de questionamento sobre o que está ao meu redor esteja mais sensível. Eu vejo os relacionamentos entre pais e filhos dos meus amigos, entre casais de amigos, sorrisos e digo para mim mesma: Nossa, que inveja! Mas meu Nossa que inveja, não é algo ambicioso,maldoso e destruidor; pelo contrário eu sou tomada e contagiada pela alegria de ver tudo correndo tão bem.
Talvez o que falte em mim seja a inciativa para fazer o mesmo por isso as vezes o sentimento de inveja que é tão passageiro. Isso talvez seja um daqueles mandamentos da lei de Deus: “Amar ao próximo como a nós mesmos.”
É por isso que inúmeras vezes eu vejo alguém feliz em companhia de outrem eu fico feliz, vejo o sorriso de uma criança e fico feliz por isso, um casal que demonstra afeto em público isso também me deixa feliz. A Conclusão de tanto sentimento é que quanto mais estamos amadurecendo e aprendendo com todas as quedas da vida, vejo que não a necessidade para destilar veneno e amargura por que todos nós temos a capacidade infinita de doar e dar amor e ser retribuido por isso. Algumas pessoas acham isto um absurdo……
Pois foi exatamente isto que o próprio Messias fez, quando se entregou na cruz, para nos salvar! Pensou em nós,não na vergonha e sofrimento pela qual passaria (e sabia que ia passar!)!!!
Mesmo que você esteja tomado por rancores, desperte! Mesmo que alguém tenha te feito algo para sofrer, supere! Existem pessoas por aí precisando de um pouco de felicidade! Não adianta blasfemar e exalar seu ódio isso só fará do seu coração e de você mesmo uma pessoa totalmente infeliz!

E, para quem busca a VERDADEIRA FELICIDADE, aí vai uma dica, ainda em Filipenses (4:7):

“E a paz de Deus, que EXCEDE todo o ENTENDIMENTO, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.”

Deixe uma resposta

