Família

“Na educação de nossos filhos
Todo exagero é negativo.
Responda-lhe, não o instrua.
Proteja-o, não o cubra.
Ajude-o, não o substitua.
Abrigue-o, não o esconda.
Ame-o, não o idolatre.
Acompanhe-o, não o leve.
Mostre-lhe o perigo, não o atemorize.
Inclua-o, não o isole.
Alimente suas esperanças, não as descarte.
Não exija que seja o melhor, peça-lhe para ser bom e dê exemplo.
Não o mime em demasia, rodeie-o de amor.
Não o mande estudar, prepare-lhe um clima de estudo.
Não fabrique um castelo para ele, vivam todos com naturalidade.
Não lhe ensine a ser, seja você como quer que ele seja.
Não lhe dedique a vida, vivam todos.
Lembre-se de que seu filho não o escuta, ele o olha.
E, finalmente, quando a gaiola do canário se quebrar, não compre outra…
Ensina-lhe a viver sem portas.”

Eugênia Puebla

Dentro dessa estrada da vida, a família tem um papel fundamental na nossa formação do caráter e da condução do nosso papel social. Mas como tudo que nos cerca e está a nossa volta temos problemas uns mais outros menos e as vezes nenhum. Não quero me queixar pois mesmo com todas as imperfeições ainda posso dizer que tenho uma família. Mas no meu caso posso dizer que é uma relação as aversas, mesmo sendo adotiva o que também não vejo diferença é família do mesmo jeito, pq família não é quem gera é quem te protege e dá amor;mas é uma relação difícil e por muitas vezes dolorida, cheia de marcas e palavras “mal”ditas, cheio de mágoas e situações mal resolvidas, mas é família. E ultimamente não sei sinto tristeza na convivência família, o olhar que fulmina dos olhos de minha mãe as vezes passa arrependimento e muita amargura,palavras que foram ditas nos momentos do calor de uma discussão tem passado 15% de sinceridade. As vezes eu me pergunto como e onde estou errando tanto, as vezes parece que os filhos das outras pessoas são melhores seres humanos do que eu que tenho defeitos.Mas será que existe o filho perfeito? Será que mesmo conhecendo o caminho do bem ainda sim isso não é ser o filho perfeito? Tá certo que todos nós brigamos, nos desentendemos como toda a camada da sociedade,mas não me conformo em mesmo andando de forma correta, sendo um bom estudante, trilhando o caminho do bem ainda sim ser tratada da maneira que sou. E pior ser muitas vezes desmerecida porque o filho de beltrano e cicrano é melhor do que eu. E meu valor como ser humano onde fica? E minha dedicação onde fica? E as coisas as quais acredito na família onde vão ficar? Eu fico deprimida só de pensar tantas vezes que poderia estar em algum lugar qualquer deste mundo, em algum abrigo, nas ruas e hoje agradeço tudo que tenho, mas nem por isso não quero ser desmerecida quanto ser humano. Estou triste sim, hoje estamos brigados por motivo tão fútil,mas depois de tantas as brigas e tantas as razões não consigo mais sempre pedir desculpas, sempre mesmo errada ou certa os pedidos partem de mim. É passageiro mas sonhei tanto em dias de muita amizade e cumplicidade, mas as vezes isso parece tão distante…

Só quero que passe, só quero que acabe e que algum dia sejamos unidos de verdade, não temporariamente!

ORAÇÃO DA FAMÍLIA.

 Senhor, nós vos louvamos pela nossa família e agradecemos a vossa presença em nosso lar.

Iluminai-nos para que sejamos capazes de assumir nosso compromisso de fé na Igreja e de participar da vida de nossa comunidade.

Ensinai-nos a viver a vossa palavra e o Vosso mandamento de Amor, a exemplo da FAMÍLIA DE NAZARÉ.

Concedei-nos a capacidade de compreendermos nossas diferenças de idade, de sexo, de caráter, para nos ajudarmos mutuamente, perdoarmos nossos erros e vivermos em harmonia.

Dai-nos, Senhor, saúde, trabalho e um lar onde possamos viver felizes.

Ensinai-nos a partilhar o que temos com os mais necessitados e empobrecidos, e dai-nos a graça de aceitar com fé e serenidade a doença e a morte quando se aproximem de nossa família.

Ajudai-nos a respeitar e incentivar a vocação de nossos filhos quando quiserdes chamar a Vosso serviço.

Que em nossa família reine a confiança, a fidelidade, o respeito mútuo, para que o amor se fortifique e nos una cada vez mais.

Permanecei em nossa família, Senhor, e abençoai nosso lar hoje e sempre. Amém!

 

Texto escrito escutando a song: Oração pela família by Padre Zezinho

Deixe um comentário

